O pagamento do Auxílio-gás pode surpreender em agosto
O auxílio-gás está prestes a ser depositado para 5,8 milhões de famílias em todo o Brasil, beneficiando-as antes do previsto.
Surpresa! Auxilio-gás pode cair antes do previsto em agosto (Foto: Jeane de Oliveira/FDR)
Valor do auxílio
O auxílio-gás proporciona 100% da média nacional para o botijão de gás de cozinha de 13 kg a cada dois meses, com um valor previsto entre R$ 100 e R$ 110.
Avaliação do valor
A ANP (Agência Nacional do Petróleo) calcula o valor do produto em todo o país, estabelece uma média e a envia para o MDS (Ministério do Desenvolvimento Social) utilizar como referência para o pagamento.
Antecipação do benefício
A antecipação do pagamento do Auxílio-gás será realizada para certos grupos. Sob ordem do MDS, independentemente do final do NIS do titular do benefício, todos receberão no primeiro dia do calendário.
Por exemplo, um cidadão com NIS final 0 que receberia o auxílio em 30 de agosto agora poderá sacar no primeiro dia do cronograma.
A antecipação abrangerá:
- Dia 19 de agosto: para pessoas em locais com situação de calamidade pública decretada por desastres naturais, como no Rio Grande do Sul para todo o ano de 2024.
Para os demais cidadãos do país, o calendário de pagamento segue a seguinte sequência:
Número final do NIS – Data de pagamento
1 – 19 de agosto
2 – 20 de agosto
3 – 21 de agosto
4 – 22 de agosto
5 – 23 de agosto
6 – 26 de agosto
7 – 27 de agosto
8 – 28 de agosto
9 – 29 de agosto
0 – 30 de agosto
Entre na comunidade da FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!
Lila Cunha
Graduada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Com experiência em jornalismo impresso, atua na apuração de notícias de economia em todo o Brasil desde 2019. Especialista na cobertura de direitos e benefícios sociais. Redes sociais: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]
Editora do blog ‘Meu SUS Digital’ é apaixonada por saúde pública e tecnologia, dedicada a fornecer conteúdo relevante e informativo sobre como a digitalização está transformando o Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil.