Impacto do bloqueio do Auxílio-gás nos pagamentos: Ministério se pronuncia

Um dos benefícios sociais mais conhecidos no Brasil, o Auxílio-gás nacional está prestes a ser retomado. Segundo informações oficiais, os pagamentos serão reiniciados a partir do dia 19, beneficiando mais de 5 milhões de cidadãos.

Porém, parte desses beneficiários está apreensiva devido ao anúncio do governo federal de um bloqueio de R$ 15 bilhões do orçamento federal. Esse contingenciamento afetará diversos benefícios, incluindo o Auxílio-gás nacional, gerando preocupações quanto aos pagamentos deste mês de agosto.

Impacto do corte no Auxílio-gás nacional

Em resposta ao cenário, o Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome decidirá cortar R$ 580 milhões do Auxílio-gás nacional como parte do ajuste nas contas públicas.

No entanto, o Ministério assegura que esse corte não interferirá nos pagamentos do Auxílio-gás nacional neste mês. Não está prevista redução no número de beneficiários nem no valor médio dos pagamentos.

Os cortes ocorrerão em áreas não destinadas aos beneficiários, garantindo que o programa siga conforme planejado, ao menos inicialmente.

Calendário de pagamento em agosto

O Auxílio-gás nacional será reiniciado em 19 de agosto, mas os pagamentos não serão uniformes. A data de recebimento variará de acordo com o final do Número de Identificação Social (NIS). Confira abaixo as datas de pagamento detalhadas para agosto, válidas também para o Bolsa Família:

– Usuários com NIS final 1: Recebem em 19 de agosto;
– Usuários com NIS final 2: Recebem em 20 de agosto;
– Usuários com NIS final 3: Recebem em 21 de agosto;
– Usuários com NIS final 4: Recebem em 22 de agosto;
– Usuários com NIS final 5: Recebem em 23 de agosto;
– Usuários com NIS final 6: Recebem em 26 de agosto;
– Usuários com NIS final 7: Recebem em 27 de agosto;
– Usuários com NIS final 8: Recebem em 28 de agosto;
– Usuários com NIS final 9: Recebem em 29 de agosto;
– Usuários com NIS final 0: Recebem em 30 de agosto.

Em caso de alguma dúvida, entre em contato conosco para mais orientações. Acompanhe o calendário e fique por dentro das próximas datas de pagamento do Auxílio-gás nacional.