Na última semana, o governo do presidente Lula anunciou uma redução significativa de R$ 262 milhões nos recursos do Programa Auxílio Gás. Segundo as projeções do governo, esse corte afetará aproximadamente dois milhões de famílias que contam com esse auxílio até o final do ano.
O Programa Auxílio Gás, que tem como objetivo subsidiar o custo do gás de cozinha para indivíduos de baixa renda, foi alvo de um contingenciamento que corresponde a 14% do total do orçamento do programa, estimado em R$ 1,8 bilhão.
Além disso, a política de contenção de gastos atingiu também o Ministério da Educação, resultando no bloqueio de verbas destinadas à educação básica, alfabetização infantil, transporte escolar e bolsas de estudo. Essas medidas fazem parte de um contexto de ajuste fiscal, no qual o governo busca equilibrar as finanças públicas.
Um levantamento feito pela Associação Contas Abertas, com base nos dados do Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento (Siop), revelou o bloqueio orçamentário. Surpreendentemente, as emendas parlamentares foram preservadas de cortes, levantando questionamentos sobre as prioridades orçamentárias do governo.
Portanto, a redução nos recursos do Programa Auxílio Gás e os cortes no Ministério da Educação evidenciam a busca por equilíbrio financeiro, enquanto levantam questões sobre o impacto dessas medidas na população mais vulnerável e nas áreas prioritárias.
![](https://www.auxiliogas.com/content-wp/uploads/2024/05/luana-vieira.png)
Editora do blog ‘Meu SUS Digital’ é apaixonada por saúde pública e tecnologia, dedicada a fornecer conteúdo relevante e informativo sobre como a digitalização está transformando o Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil.