É possível receber o Auxílio-gás em julho? Descubra o que foi divulgado.

O programa auxílio-gás nacional: nova data para retomada

O auxílio-gás nacional, um dos programas mais conhecidos no Brasil, está com uma nova data para ser retomado. De acordo com informações do Ministério da Cidadania, esse programa beneficia mais de 5 milhões de pessoas em todo o país.

Criado em dezembro de 2021, o auxílio-gás tem como objetivo principal ajudar indivíduos em situação de vulnerabilidade social na aquisição do botijão de gás de 13 Kg. O governo deve repassar 100% do valor médio nacional do botijão como parte do programa.

Retorno do auxílio-gás em julho

Os mais de 5 milhões de beneficiários do auxílio-gás nacional terão que aguardar um pouco mais para receberem o benefício novamente. Diferentemente do que muitos pensam, o auxílio não será pago em julho, pois é um programa bimestral, sendo liberado a cada dois meses. O último pagamento ocorreu em junho, portanto, o próximo será apenas em agosto.

O calendário de pagamento para agosto já foi confirmado pelo Ministério da Cidadania. Para saber a data exata de recebimento, os beneficiários devem consultar o final do seu Número de Identificação Social (NIS), conforme o calendário abaixo:

  • Usuários com NIS final 1: Recebem na segunda-feira (19);
  • Usuários com NIS final 2: Recebem na terça-feira (20);
  • Usuários com NIS final 3: Recebem na quarta-feira (21);
  • Usuários com NIS final 4: Recebem na quinta-feira (22);
  • Usuários com NIS final 5: Recebem na sexta-feira (23);
  • Usuários com NIS final 6: Recebem na segunda-feira (26);
  • Usuários com NIS final 7: Recebem na terça-feira (27);
  • Usuários com NIS final 8: Recebem na quarta-feira (28);
  • Usuários com NIS final 9: Recebem na quinta-feira (29);
  • Usuários com NIS final 0: Recebem na sexta-feira (30).

Procedimentos para receber em agosto

As regras para receber o auxílio-gás nacional em agosto não devem sofrer alterações. É necessário ter uma conta ativa e atualizada no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal e manter uma renda per capita de até meio salário mínimo registrada no sistema.

O CadÚnico, embora seja um cadastro federal, é de responsabilidade das prefeituras. Caso não esteja cadastrado, é indicado entrar em contato com a gestão municipal para entender o processo de inscrição. Além disso, o benefício só é concedido a quem vive com pelo menos um membro recebendo o Benefício de Prestação Continuada (BPC) do INSS.

Certifique-se de cumprir todos os requisitos para garantir o auxílio-gás nacional e aproveitar seus benefícios.